Slide Solicite aqui Seu novo cartão de gratuidade para o transporte público do Rio de Janeiro

Saiba quem já pode solicitar o Jaé Gratuidade pelo aplicativo

Idosos (65 ou mais)
 

Como se cadastrar?

Assista o vídeo para entender melhor o passo a passo.

1

Baixe o Aplicativo

Busque por “Jaé” na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store).

2

Cadastre-se

Informe os dados solicitados e avance para as etapas seguintes.

3

Digite o código enviado por SMS ou e-mail

Para criar sua senha de acesso ao aplicativo, informe o código de segurança enviado por SMS e/ou para o e-mail cadastrado.

4

Capture sua foto

Siga todas as instruções para tirar sua foto e finalizar seu cadastro no App Jaé.

5

Acesse novamente o Aplicativo

Clique na opção “Já tenho conta” e informe a senha cadastrada. Após fazer seu login, aparecerá na tela que você já pode solicitar seu Jaé Gratuidade.

Status da
Operação:

VLT

Disponível

BRT

Disponível

ÔNIBUS

Em Breve

VANS

Em Breve

CABRITINHOS

Em Breve

O cadastramento tem como objetivo coletar os dados necessários para emissão de cartões personalizados de usuários com direito ao benefício da gratuidade no transporte em linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, incluindo a foto para identificação biométrica.
O usuário com direito à gratuidade terá uma conta de gratuidade, onde ficarão registrados todos os dados do seu benefício. Após concluir seu cadastramento biométrico, através da captura de foto, a conta ficará disponível no aplicativo da Jaé, que chegou para facilitar a vida do beneficiário. Com ele, será possível: – Utilizar o transporte apenas com a geração de QR Code, sem precisar ter o cartão em mãos; – Consultar o relatório de uso; – No caso de perda ou roubo, cancelar o cartão. E mais, efetuar o pagamento da taxa e solicitar a nova via sem precisar ligar ou sair de casa. E a Jaé pensou também nos benefícios que possuem validade e limite de viagens. Esses dados poderão ser consultados na conta de gratuidade, que exibirá de forma online o nº de viagens disponíveis no mês, considerando o que já foi usado.
– Pessoas com 65 anos ou mais; – Pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde contínuo na rede pública da cidade do Rio de Janeiro, com benefício concedido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. – Alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas de ensino municipal, federal e estadual (SEEDUC e demais secretarias), a partir de 5 anos de idade; – Alunos universitários beneficiados pelos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos com renda per capita de até um salário mínimo (hipossuficientes) que estudem em instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro.
O atendimento para emissão dos cartões Jaé Gratuidade iniciará em janeiro de 2024. Durante os primeiros 90 dias, a Jaé fará uma ação especial ampliando seu atendimento por diversos locais, para que o maior número possível de pessoas receba rapidamente o novo cartão de gratuidade. Após este período, o atendimento continuará disponível nos postos fixos da Jaé.
O novo sistema de bilhetagem da cidade do Rio de Janeiro está em fase de implantação. O uso do cartão já é possível no BRT e no VLT e os validadores da Jaé estão sendo instalados em todos os modais que circulam no município: ônibus municipais, vans municipais e cabritinhos. Falta pouco para esses validadores já entrarem em funcionamento.
Não. Haverá uma fase de convivência de sistemas em que os modais terão os dois validadores: Jaé e Riocard. Mas atenção, o cartão Jaé só funcionará no validador Jaé. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, permanecerão com ele e poderão utilizá-lo no transporte onde o validador da Jaé ainda não estiver instalado.

A primeira via do cartão Jaé é gratuita.

Sim, o cartão pode ser utilizado para transporte imediatamente.

Não, o usuário pode começar a utilizar o benefício logo após finalizar o processo de cadastramento biométrico. Basta gerar o QR Code no App, aproximar o celular na parte de baixo do validador e o acesso será liberado. Clique aqui para ver como é fácil

Pode sim, não há restrição. Tendo acesso ao aplicativo Jaé através do CPF, serão exibidos todos os cartões que a pessoa possui, desde a gratuidade até o recarregável. É facilidade para o usuário, pois o acesso é único.

Idoso e universitário hipossuficiente que não possui cadastro na Jaé Clique em “Abra sua conta” Informe os dados conforme forem solicitados. – CPF; – Nome completo; – Nome social (deve ser preenchido somente se desejar ser identificado por nome diferente da sua identidade civil. Este nome é o que será impresso no cartão); – Data de nascimento; – Nº do celular; – E-mail (não obrigatório). Após o preenchimento, será solicitada a seleção de imagens que contenham a figura indicada. Em seguida, um SMS de confirmação será enviado para o celular e e-mail informados. É necessário digitar no smartphone o código visualizado na mensagem. Para finalizar, basta o usuário criar sua senha para acesso ao aplicativo. Caso esqueça a senha, há a opção “Recuperar senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no cadastro, com o código para redefinição de senha, por isso é essencial manter seus dados atualizados. Tendo acesso ao aplicativo Jaé através do CPF, serão exibidos todos os cartões que a pessoa possui, desde a gratuidade até o recarregável. É facilidade para o usuário, pois o acesso é único. Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para ver como é fácil Os demais usuários terão a conta de gratuidade criada na Jaé conforme o concessor do benefício enviar seus dados, por isso o processo é diferente. Estamos falando de: Alunos da rede pública do ensino médio e fundamental Pessoas com deficiência e doentes crônicos Universitários cotistas e bolsistas ProUni Como a conta já foi criada pela Jaé, clique em “Já tenho conta” Na tela seguinte, digite seu CPF e clique na opção “Recuperar senha”. Se não possui CPF, não tem problema. O aplicativo possui a opção de selecionar “Usuário sem CPF”. Alunos da rede pública de ensino fundamental e médio: digitar a matrícula e depois “Recuperar senha”. Pessoas com deficiência e doentes crônicos: digitar o CNS (nº do Cartão Nacional de Saúde) e depois “Recuperar senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no cadastro enviado pelo concessor do benefício, com o código para redefinição de senha.
Para maior segurança, existe um padrão para criação da senha, que é pessoal e intransferível: A senha deve ter no mínimo 6 caracteres, que contenham:

  • Letra Maiúscula
  • Letra Minúscula
  • Número
  • Caracter especial
Procure um dos Postos de Atendimento Jaé com o seu documento de identificação original para atualização de e-mail e celular. No caso de menor de idade, é aceita Certidão de Nascimento. Clique aqui para ver o local mais próximo de você

Não, pois existe uma regulamentação para seu uso. O nome social é usado por pessoas transgênero (aquelas que não se identificam com o gênero de nascimento), que adotam um nome pelo qual se reconhecem, pois não se identificam pelo nome de registro em cartório.

1) Para aqueles que ainda não têm algum documento que reconheça o nome social: Autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir: – Para maiores de 18 anos: autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e número do CPF; – Para menores de 18 anos: declaração preenchida e assinada pelos pais. Necessária a presença dos pais no atendimento do Posto de Atendimento Jaé, ou apresentação de cópia e original dos seguintes documentos: a) carteira de identidade do responsável b) comprovante do número de CPF do responsável. 2) Para aqueles que já apresentam alguma declaração ou documento que reconheça o nome social: Cópia do documento ou declaração que evidencie o nome social; Autodeclaração preenchida e assinada pelo próprio, independentemente da idade.
Toda utilização nos ônibus municipais e no BRT terá captura da foto do beneficiário da gratuidade, exceto para os que possuem menos de 1,40m de altura ou que tenham alguma limitação para uso da roleta do ônibus ou estação do BRT. A foto capturada no uso da gratuidade será validada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público. O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso, não empreste seu cartão ou QR Code para ninguém.
Central de Atendimento: 0800 2121 828 (funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta, e das 7h às 13h, aos sábados. Exceto feriados). e-mail: falacomigo@jae.com.br Redes sociais: @vaidejaeoficial

O cadastro do idoso será realizado pelo próprio usuário. Basta baixar o aplicativo Jaé no smartphone e depois seguir todas as instruções em tela para completar o cadastro e solicitar a emissão do cartão. Clique aqui e te mostramos como é fácil.

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Nome social (se desejar ser identificado por nome diferente da sua identidade civil);
  • Data de nascimento;
  • Nº do celular;
  • E-mail (se possuir).
No processo de cadastro pelo aplicativo Jaé, os dados informados e a foto capturada são validados em um bureau que consulta a base de dados do Serpro e/ou de órgão públicos responsáveis pela emissão de documentos de identificação. Se houver alguma inconsistência que não permita a validação, no aplicativo será apresentada uma mensagem orientando a entrar em contato com a Central de Atendimento Jaé, para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para finalizar o cadastro em um dos Postos de Atendimento Jaé. Se preferir, o idoso pode fazer o agendamento acessando o site da Jaé. Clique aqui.
Eles devem aguardar a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro biométrico de forma presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.
O idoso pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas, se desejar solicitar o cartão físico, há duas opções:Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;

Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49.

O prazo é de 10 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento.
A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.
O cadastro pode ser feito pelo idoso que reside em qualquer cidade, sem restrição. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.

Eles poderão solicitar em breve. Fique ligado em nossas redes sociais que vamos informar o cronograma por lá.

Por enquanto continuam utilizando seu cartão de gratuidade atual. Não se preocupe, seu direito está garantido!

Ele deve informar à direção da sua escola, para que seja providenciado o envio dos dados para a Jaé.

Sendo necessário o atendimento presencial, deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, além do CPF. No caso de menor de idade, é aceita a Certidão de Nascimento.
Não possuindo CPF é obrigatório apresentar o CNS (nº do Cartão Nacional de Saúde).

Se o beneficiário transgênero desejar a impressão do cartão com o nome social, deverá apresentar a documentação necessária.

Alunos da rede municipal e SEEDUC:
O cartão será entregue pela direção da escola.

Alunos da rede federal e estadual (não SEEDUC):
No atendimento de cadastro o aluno deve informar em qual posto deseja retirar o cartão, presencialmente, no prazo de 5 (cinco) dias úteis. Ou, se preferir, pode utilizar o aplicativo para solicitar o envio para o endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49. Se o aluno estiver com o smartphone na hora do cadastro, o atendente do Posto de Atendimento Jaé poderá orientar.

O prazo é de 5 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.
O limite de uso para o aluno da rede pública de ensino é de 76 viagens/mês. Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.
Cotista e bolsista ProUni:
A solicitação pode ser feita apenas se os dados tiverem sido enviados pela sua instituição de ensino. O universitário deve instalar o aplicativo Jaé, clicar na opção “Já tenho conta”, digitar seu CPF e depois selecionar “Recuperar senha”. Depois de redefinir sua senha, deve acessar sua conta e verificar se os dados cadastrais estão corretos. Se necessário, efetuar a correção. Após, clicar na opção de solicitação de cartão de gratuidade.

Hipossuficiente:
O universitário deve ligar para a Central de Atendimento Jaé para informar seus dados e agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé.

O aluno deve se dirigir à sua Universidade para verificar se o número do seu CPF está corretamente cadastrado e se os dados foram enviados para a Jaé.

Quando estiver liberado o calendário para concluir o seu cadastro biométrico, será simples e rápido através do aplicativo Jaé.

Sendo hipossuficiente o comparecimento no Posto de Atendimento Jaé será obrigatório, pois há uma documentação que precisa ser apresentada e que está definida em um decreto municipal. Aguarde a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nº do celular;
  • E-mail (se possuir).

No atendimento presencial é necessária a apresentação do documento de identificação oficial com foto, além do CPF. Se o universitário transgênero desejar a impressão o cartão com o nome social deverá apresentar a documentação necessária. Clique aqui para verificar (direcionar para a pergunta que trata disso).

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nº do celular;
  • E-mail (se possuir).

1) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:
· Identificação do aluno;
· Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;

2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.

Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.

O universitário pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas, se desejar solicitar o cartão físico, há duas opções:

Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;

Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49.
O prazo de entrega padroniza em todos “O prazo é de 10 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento.
A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.”

O prazo é de 5 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.

O cadastro pode ser feito por quem estuda em uma instituição de ensino situada na cidade do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.

O limite de uso do universitário é de 76 viagens/mês.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.

A validade do benefício do universitário é de 1 (um) ano, a contar da data de realização do cadastro, ou data fim de curso, se for menor.

Com a chegada da Jaé não há nenhuma mudança na forma de concessão do benefício de gratuidade, nem nas condições de validade e limite de viagens do benefício que a pessoa já possui.
Quem ainda não possui o benefício deve comparecer na Clínica da Família mais próxima da sua residência e solicitar a avaliação médica para concessão da gratuidade, levando seu documento de identificação original e, se possuir, CPF, comprovante de residência e o laudo do seu médico. Se possuir exames e comprovante de tratamento realizado em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, deve levar também.

No processo de criação de conta no aplicativo Jaé, os dados informados e a foto capturada são encaminhados automaticamente para validação.

Se a validação digital não for possível, no aplicativo será apresentada uma mensagem orientando sobre o agendamento de atendimento presencial, a fim de validar o cadastro biométrico em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.

O agendamento poderá ser realizado através da Central de Atendimento Jaé.

Eles devem aguardar a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.

Sendo necessário o atendimento presencial, deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, além do CPF. No caso de menor de idade, é aceita a Certidão de Nascimento.
Não possuindo CPF é obrigatório apresentar o CNS (nº do Cartão Nacional de Saúde).

Se o beneficiário transgênero desejar a impressão do cartão com o nome social, deverá apresentar a documentação necessária.

Se isso acontecer é porque a Jaé não recebeu suas informações, mas não se preocupe. Em breve receberemos mais dados e será amplamente divulgado o calendário para que todos os beneficiários da gratuidade façam o cadastro biométrico.

A pessoa com deficiência ou pessoa com doença crônica pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas se desejar solicitar o cartão físico há duas opções:

Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;
Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49

O prazo é de 5 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.

O cadastro é permitido para todos os beneficiários que possuam o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.

Sim, se ele for concedido na avaliação médica da solicitação do benefício.

Para pessoas com deficiência não há limite de uso e a validade é permanente. Para doentes crônicos, o limite de uso e a validade são definidas pelo médico.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.

Saiba quem já pode solicitar o Jaé Gratuidade pelo aplicativo

Idosos (65 ou mais)

Demais gratuidades (Estudantes, Universitários e Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos em Tratamento), aguardem o prazo de sua categoria.

Como se cadastrar?

Baixe o Aplicativo

Busque por “Jaé” na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store).

Cadastre-se

Informe os dados solicitados e avance para as etapas seguintes.

Digite o código enviado por SMS ou e-mail

Para criar sua senha de acesso ao aplicativo, informe o código de segurança enviado por SMS e/ou para o e-mail cadastrado.

Capture sua foto

Siga todas as instruções para tirar sua foto e finalizar seu cadastro no App Jaé.

Acesse novamente o Aplicativo

Clique na opção “Já tenho conta” e informe a senha cadastrada. Após fazer seu login, aparecerá na tela que você já pode solicitar seu Jaé Gratuidade.

Assista o vídeo para entender melhor o passo a passo.

Baixe o App:

Status da
Operação:

VLT

Disponível

BRT

Disponível

ÔNIBUS

Em Breve

VANS

Em Breve

CABRITINHOS

Em Breve

Dúvidas frequentes

O cadastramento tem como objetivo coletar os dados necessários para emissão de cartões personalizados de usuários com direito ao benefício da gratuidade no transporte em linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, incluindo a foto para identificação biométrica.
– Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.
– Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.
– Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!
– Transparência para Benefícios com Uso Limitado: Consulte o saldo de viagens em tempo real.
– Pessoas com 65 anos ou mais;
– Pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde contínuo na rede pública da cidade do Rio de Janeiro, com benefício concedido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
– Alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas de ensino municipal, federal e estadual (SEEDUC e demais secretarias), a partir de 5 anos de idade;
– Alunos universitários beneficiados pelos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos com renda per capita de até um salário mínimo (hipossuficientes) que estudem em instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro.
O atendimento para emissão dos cartões Jaé Gratuidade iniciará em janeiro de 2024. Durante os primeiros 90 dias, a Jaé fará uma ação especial ampliando seu atendimento por diversos locais, para que o maior número possível de pessoas receba rapidamente o novo cartão de gratuidade. Após este período, o atendimento continuará disponível nos postos fixos da Jaé.
O novo sistema de bilhetagem da cidade do Rio de Janeiro está em fase de implantação. O uso do cartão já é possível no BRT e no VLT e os validadores da Jaé estão sendo instalados em todos os modais que circulam no município: ônibus municipais, vans municipais e cabritinhos. Falta pouco para esses validadores já entrarem em funcionamento.
Não. Haverá uma fase de convivência de sistemas em que os modais terão os dois validadores: Jaé e Riocard. Mas atenção, o cartão Jaé só funcionará no validador Jaé. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, permanecerão com ele e poderão utilizá-lo no transporte onde o validador da Jaé ainda não estiver instalado.

A primeira via do cartão Jaé é gratuita.

Sim, o cartão pode ser utilizado para transporte imediatamente.

Não, o usuário pode começar a utilizar o benefício logo após finalizar o processo de cadastramento biométrico. Basta gerar o QR Code no App, aproximar o celular na parte de baixo do validador e o acesso será liberado. Clique aqui para ver como é fácil

Pode sim, não há restrição. Tendo acesso ao aplicativo Jaé através do CPF, serão exibidos todos os cartões que a pessoa possui, desde a gratuidade até o recarregável. É facilidade para o usuário, pois o acesso é único.

Para maior segurança, existe um padrão para criação da senha, que é pessoal e intransferível: A senha deve ter no mínimo 6 caracteres, que contenham:

  • Letra Maiúscula
  • Letra Minúscula
  • Número
  • Caracter especial
Procure um dos Postos de Atendimento Jaé com o seu documento de identificação original para atualização de e-mail e celular. No caso de menor de idade, é aceita Certidão de Nascimento. Clique aqui para ver o local mais próximo de você

Não, pois existe uma regulamentação para seu uso. O nome social é usado por pessoas transgênero (aquelas que não se identificam com o gênero de nascimento), que adotam um nome pelo qual se reconhecem, pois não se identificam pelo nome de registro em cartório.

1) Para aqueles que ainda não têm algum documento que reconheça o nome social: Autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir:
– Para maiores de 18 anos: autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e número do CPF;
– Para menores de 18 anos: declaração preenchida e assinada pelos pais. Necessária a presença dos pais no atendimento do Posto de Atendimento Jaé, ou apresentação de cópia e original dos seguintes documentos:
a) carteira de identidade do responsável
b) comprovante do número de CPF do responsável.

2) Para aqueles que já apresentam alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:
-Cópia do documento ou declaração que evidencie o nome social;
-Autodeclaração preenchida e assinada pelo próprio, independentemente da idade.

Toda utilização nos ônibus municipais e no BRT terá captura da foto do beneficiário da gratuidade, exceto para os que possuem menos de 1,40m de altura ou que tenham alguma limitação para uso da roleta do ônibus ou estação do BRT. A foto capturada no uso da gratuidade será validada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público. O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso, não empreste seu cartão ou QR Code para ninguém.
Central de Atendimento: 0800 2121 828 (funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta, e das 7h às 13h, aos sábados. Exceto feriados). e-mail: falacomigo@jae.com.br Redes sociais: @vaidejaeoficial

O cadastro do idoso será realizado pelo próprio usuário. Basta baixar o aplicativo Jaé no smartphone e depois seguir todas as instruções em tela para completar o cadastro e solicitar a emissão do cartão. Clique aqui e te mostramos como é fácil.

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Nome social (se desejar ser identificado por nome diferente da sua identidade civil);
  • Data de nascimento;
  • Nº do celular;
  • E-mail (se possuir).
No processo de cadastro pelo aplicativo Jaé, os dados informados e a foto capturada são validados em um bureau que consulta a base de dados do Serpro e/ou de órgão públicos responsáveis pela emissão de documentos de identificação. Se houver alguma inconsistência que não permita a validação, no aplicativo será apresentada uma mensagem orientando a entrar em contato com a Central de Atendimento Jaé, para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para finalizar o cadastro em um dos Postos de Atendimento Jaé. Se preferir, o idoso pode fazer o agendamento acessando o site da Jaé. Clique aqui.
Eles devem aguardar a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro biométrico de forma presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.
O idoso pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas, se desejar solicitar o cartão físico, há duas opções:
Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;

Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49.

O prazo é de 10 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento.
A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.
O cadastro pode ser feito pelo idoso que reside em qualquer cidade, sem restrição. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.
Eles poderão solicitar em breve. Fique ligado em nossas redes sociais que vamos informar o cronograma por lá.

Por enquanto continuam utilizando seu cartão de gratuidade atual. Não se preocupe, seu direito está garantido!

Ele deve informar à direção da sua escola, para que seja providenciado o envio dos dados para a Jaé.

Sendo necessário o atendimento presencial, deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, além do CPF. No caso de menor de idade, é aceita a Certidão de Nascimento.
Não possuindo CPF é obrigatório apresentar o CNS (nº do Cartão Nacional de Saúde).

Se o beneficiário transgênero desejar a impressão do cartão com o nome social, deverá apresentar a documentação necessária.

Alunos da rede municipal e SEEDUC:
O cartão será entregue pela direção da escola.

Alunos da rede federal e estadual (não SEEDUC):
No atendimento de cadastro o aluno deve informar em qual posto deseja retirar o cartão, presencialmente, no prazo de 5 (cinco) dias úteis. Ou, se preferir, pode utilizar o aplicativo para solicitar o envio para o endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49. Se o aluno estiver com o smartphone na hora do cadastro, o atendente do Posto de Atendimento Jaé poderá orientar.

O prazo é de 5 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.
O limite de uso para o aluno da rede pública de ensino é de 76 viagens/mês. Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.
Cotista e bolsista ProUni:
A solicitação pode ser feita apenas se os dados tiverem sido enviados pela sua instituição de ensino. O universitário deve instalar o aplicativo Jaé, clicar na opção “Já tenho conta”, digitar seu CPF e depois selecionar “Recuperar senha”. Depois de redefinir sua senha, deve acessar sua conta e verificar se os dados cadastrais estão corretos. Se necessário, efetuar a correção. Após, clicar na opção de solicitação de cartão de gratuidade.

Hipossuficiente:
O universitário deve ligar para a Central de Atendimento Jaé para informar seus dados e agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé.

O aluno deve se dirigir à sua Universidade para verificar se o número do seu CPF está corretamente cadastrado e se os dados foram enviados para a Jaé.

Quando estiver liberado o calendário para concluir o seu cadastro biométrico, será simples e rápido através do aplicativo Jaé.

Sendo hipossuficiente o comparecimento no Posto de Atendimento Jaé será obrigatório, pois há uma documentação que precisa ser apresentada e que está definida em um decreto municipal. Aguarde a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nº do celular;
  • E-mail (se possuir).

No atendimento presencial é necessária a apresentação do documento de identificação oficial com foto, além do CPF. Se o universitário transgênero desejar a impressão o cartão com o nome social deverá apresentar a documentação necessária. Clique aqui para verificar (direcionar para a pergunta que trata disso).

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nº do celular;
  • E-mail (se possuir).

1) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:
· Identificação do aluno;
· Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;

2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.

Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.

O universitário pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas, se desejar solicitar o cartão físico, há duas opções:

Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;

Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49.
O prazo de entrega padroniza em todos “O prazo é de 10 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento.
A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.”

O prazo é de 5 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.

O cadastro pode ser feito por quem estuda em uma instituição de ensino situada na cidade do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.

O limite de uso do universitário é de 76 viagens/mês.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.

A validade do benefício do universitário é de 1 (um) ano, a contar da data de realização do cadastro, ou data fim de curso, se for menor.

Com a chegada da Jaé não há nenhuma mudança na forma de concessão do benefício de gratuidade, nem nas condições de validade e limite de viagens do benefício que a pessoa já possui.
Quem ainda não possui o benefício deve comparecer na Clínica da Família mais próxima da sua residência e solicitar a avaliação médica para concessão da gratuidade, levando seu documento de identificação original e, se possuir, CPF, comprovante de residência e o laudo do seu médico. Se possuir exames e comprovante de tratamento realizado em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, deve levar também.

No processo de criação de conta no aplicativo Jaé, os dados informados e a foto capturada são encaminhados automaticamente para validação.

Se a validação digital não for possível, no aplicativo será apresentada uma mensagem orientando sobre o agendamento de atendimento presencial, a fim de validar o cadastro biométrico em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.

O agendamento poderá ser realizado através da Central de Atendimento Jaé.

Eles devem aguardar a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.

Sendo necessário o atendimento presencial, deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, além do CPF. No caso de menor de idade, é aceita a Certidão de Nascimento.
Não possuindo CPF é obrigatório apresentar o CNS (nº do Cartão Nacional de Saúde).

Se o beneficiário transgênero desejar a impressão do cartão com o nome social, deverá apresentar a documentação necessária.

Se isso acontecer é porque a Jaé não recebeu suas informações, mas não se preocupe. Em breve receberemos mais dados e será amplamente divulgado o calendário para que todos os beneficiários da gratuidade façam o cadastro biométrico.

A pessoa com deficiência ou doente crônico pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas se desejar solicitar o cartão físico há duas opções:

Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;
Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49

O prazo é de 5 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.

O cadastro é permitido para todos os beneficiários que possuam o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.

Sim, se ele for concedido na avaliação médica da solicitação do benefício.

Para pessoas com deficiência não há limite de uso e a validade é permanente. Para doentes crônicos, o limite de uso e a validade são definidas pelo médico.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.

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